Entrevista CIA Diversidança: Pré-Circuito CITA
- Instituto CITA
- 8 de abr. de 2022
- 4 min de leitura
E amanhã começa o nosso esquenta para o Festival Circuito CITA!

A CIA Diversidança vai até o espaço Novo Corpo CIA de Dança para exibir seu espetáculo "Tirem os Sapatos".
Segundo a CIA,
"A proposta de “Tirem os sapatos…” era de estabelecer conexões com o território, e claro, com as pessoas. Nossa dramaturgia é pautada na experiência, mas com o isolamento social, devido a pandemia, nosso território passa a ser trilhado por meio das plataformas de streaming, mas obviamente, não deixamos de trilhar um caminho que pudesse fazer desse espetáculo um canal de interação com nossos apreciadores. O espetáculo só pode acontecer se você interagir e fazer ele acontecer!

E essa exibição de "Tirem os Sapatos" da CIA Diversidança vocês podem assistir presencialmente no Novo Corpo CIA de Dança, ou no nosso canal do youtube.
Tanto lá, presencialmente, quanto no youtube, você pode interagir e decidir que rumos essa exibição ira tomar.
Acesse através do QR Code, ou deste link o formulário para votar em quais cenas você quer assistir.
Caso você esteja na região de itapecirica, vá assistir ao vivo lá com a gente.
E para irmos acalmando nossa ansiedade por aqui, batemos um papo com a CIA que trazemos aqui para vocês também. Então leiam, comentem o que acharam e amanhã nos vemos na abertura do aquecimento da 5ª edição do Festival Circuito CITA.
Espaço CITA: Conta pra gente como, onde e há quantos anos existe a CIA Diversidança?
CIA Diversidança: A Cia existe desde 2006, são 16 anos de trajetórias, que mudou o cenário da dança na zona sul de São Paulo;
Espaço CITA: Recentemente vocês ganharam 2 prêmios no IX Prêmio Denilto Gomes de Dança, referente às produções em dança de 2021. Conta pra gente quais foram e qual foi a emoção da CIA quando ficaram sabendo. (se ganharam outros prêmios, já lista aqui pra gente).
CIA Diversidança: Ganhamos o de PLASTICIDADES CÊNICAS / Cenário – Rodrigo Cândido pela cenografia do espetáculo “Tirem os Sapatos… um espetáculo virtual interativo” e de DIFUSÃO DE DANÇA – pela mostra/festival “Dança nas Bordas”.
Foi inesperado, num ano extremamente difícil, então ser agraciado, foi extremamente gratificante, dá um acalanto no coração, pois na maioria das vezes, a gente nuca acha que foi suficiente, justamente pela área cultural ser tão desvalorizada em nosso país.
Espaço CITA: Se não estivermos errados por aqui, já se vão 16 anos de CIA Diversidança. Imaginamos que já passaram por muitas formações, dificuldades, alegrias, altos e baixos. Queremos saber, de lá dos idos de 2006 até hoje, o que alimenta essa vontade de fazer e de contribuir incansavelmente para a difusão da dança?
CIA Diversidança: Sem duvida, o nosso amor pela dança, e essa vontade imensa de usar a dança como uma arte de transformação. Em muitos momentos dá vontade de desistir, mas esse amor, nos alimenta e dá força pra prosseguir.
Espaço CITA: Vamos falar de políticas públicas voltadas à dança. Nesses 16 anos, o que vocês sentem que melhorou, e o que pode e deve ser melhorado na cidade, estado e país? Como, hoje, vocês colaboram nessa luta?
CIA Diversidança: Sem dúvida, o Brasil precisa criar estratégias de valorização dos seus bens culturais e cada vez mais investir na área cultural. Meu maior sonho e ver um cidadão tendo condições de fazer uma reserva em seus gastos, para cultura e lazer. E que propicie a classe artística condições, para que juntos, poder público e artistas possam fomentar arte para todos os cantos. A gente contribui fomentando e difundindo dança pra nossa comunidade, repartindo a verba pública para outros artistas, atuando nas discussões sobre politicas públicas e cuidando na manutenção delas, além de ampliar o mercado profissional na quebrada, estimulando a ascensão de novos artistas.
Espaço CITA: Amanhã (Ou hoje se postarmos no sábado) a CIA Diversidança irá abrir oficialmente a 5ª edição do Circuito CITA. Qual a importância desse festival, e de outros festivais da região como FELIZS, PERCURSO, FESTCAL, Dança Nas Bordas, para a região e artistas do Campo Limpo, na opinião de vocês?
CIA Diversidança: Eles são importantes, primeiro pelo fato de acessibilizar arte pela quebrada, criando uma rede cultural conectada com a comunidade, além de favorecer na manutenção das obras dos artistas. Isso é lindo, literalmente a gente faz o que o Pode Público não consegue fazer!
Espaço CITA: E agora, falando sobre a apresentação de vocês amanhã, o que vocês prepararam para o público que estará presente no espaço da CIA Novo Corpo (Itapecerica da Serra), e para quem vai assistir pelo youtube?
CIA Diversidança: O Tirem os Sapatos é um espetáculo interativo, em alguns momentos, as cenas que serão exibidas, foram escolhidas pelas pessoas que votaram em nossa enquete, disponível em nossas redes sociais, ele só acontece se você interagir. Além disso, essa exibição, será em formato hibrido, presencialmente na sede da Novo Corpo Cia de Dança e ainda pelo canal do Youtube do CITA.
Espaço CITA: Por aqui, seguimos ansioses pela a apresentação de vocês, e agora deixamos esse espaço para se despedirem e deixarem o recado final de vocês.
CIA Diversidança: Gente, acompanhem toda a programação maravilhosa do V Circuito CITA, venham nos prestigiar e nos sigam em nossas plataformas virtuais.
Serviço
09 de Abril, às 18h
Aquecimento 5º Circuito CITA
Cia Diversidança apresenta
Tirem os Sapatos
Local
Novo Corpo CIA de Dança Rua Adolfo Pinheiro 11, Sala 01 - Centro de Itapecirica
Outras ações de aquecimento para o Festival Circuito CITA em Abril

Comments