Encontro Rum, Rumpí, Lé na Língua de Zâmbi
sáb., 26 de fev.
|Jardim Bom Refugio
Projeto já desenvolvido há mais de 8 anos, baseado na experiência de mais de 30 anos de estudos da percussionista Mônica Santos.


Horário e local
26 de fev. de 2022, 14:00 – 19:00
Jardim Bom Refugio, R. Aroldo de Azevedo, 20 - Jardim Bom Refugio, São Paulo - SP, 05788-230, Brasil
Sobre o evento
Sobre o Curso:
O curso Rum, Rumpí, Lé na Língua de Zâmbi traz sua singular vivência de atabaque com a musicista/ percussionista Mônica Santos, e já é desenvolvido há mais de 8 anos, baseado na experiência de mais de 30 anos de estudos da percussionista. Para esta proposta, o conteúdo da vivência aborda os cantos e toques de atabaque baseados nos ritmos do Afoxé e do Candomblé Angola, sendo eles, principalmente: Ijexá, Congo de Ouro, Barra-vento e Kabula, acompanhados pelo gan (ou agogô). Para este dia especial teremos a participação de Luís Poeira, do Instituto Tambor, importante referência na construção e desenvolvimento de tambores e outros instrumentos ligados às manifestações culturais afrobrasileiras, com a colaboração do Maracatu Ouro do Congo.
Sobre a Artista Facilitadora:
Mônica Santos é musicista/percussionista, natural do RJ, radicada em SP, com 27 anos de profissão. Cresceu e se desenvolveu em meio à tradição dos batuques e cantos, dentro do seio familiar, e a sua especialidade é com os tambores afro-brasileiros de onde traz o conteúdo para a sua carreira artística. Em SP, desenvolveu projetos sociais nas áreas da música, com o apoio das Secretarias Municipais e Estaduais de Cultura. É fundadora do grupo Arrastão do Beco-Música Percussiva Popular, idealizadora do curso Rum, Rumpí, Lé na Língua de Zâmbi, integrante do grupo Coco de Oyá, e mestra da bateria do Bloco Pilantragi. No último ano, passa a residir em Natal-RN, e idealiza os projetos: Nossas Áfricas e Tambor Mão de Mulher, o último, contemplado pelo edital Cria Parnamirim, pela lei Aldir Blanc.
Cronograma:
14h > Roda de conversa sobre o instrumento atabaque - com Luiz Poeira, Jota Vianna(Maracatu Ouro do Congo)e Mônica Santos
15h > Oficina de Atabaque “Rum, Rumpi, Lé - Na Língua de Zambi” - com Mônica Santos 17h > Apresentação de Afoxé com todas as pessoas presentes - Encerramento
19h > Fechamento do CITA para público do evento ( segue desmontagem apenas com equipe de produção) * Por conta das questões e cuidados ligados ao combate da pandemia, o espaço estará aberto apenas para as pessoas previamente inscritas no evento. Solicitamos que todas as pessoas utilizem máscara, observem cuidados de higiene e distanciamento, e estejam vacinadas e sem a presença de nenhum sintoma gripal.
Número de vagas e Inscrições:
São 15 vagas disponíveis
Investimento: R$60
As vagas serão limitadas e as inscrições antecipadas através do número: 11 95918-2124 WhatsApp Traga o seu atabaque, ou o seu agogô. Caso não possua, pedimos que nos avise no momento da inscrição.
Agenda
1 horaRoda de Conversa Sobre Atabaque
Bosque / Sala Preta
2 horasVivência das Práticas Percussivas e cantos
Bosque / Sala PretaCursoOficinaVivência