Um Recorte da História do Movimento da Comunidade Surda e do Movimento Autista
ter., 22 de mar.
|Canal Youtube CITA
Horário e local
22 de mar. de 2022, 19:00
Canal Youtube CITA
Sobre o evento
No ano em que o Espaço Cultural Cita comemora seus dez anos de existência, o Núcleo de Gestão do espaço, faz um balanço sobre a trajetória deste espaço, as pessoas que por ele passaram, quais foram as transformações e quais são os desafios encontrados hoje e também para um futuro almejado por esse grupo. A partir destas reflexões percebe-se que o Espaço Cita, apesar de plural em muitos aspectos, não é um local acessível a todas as pessoas. É a partir deste balanço de percepções que apresenta-se o projeto Acess’art e esta Semana de Formação em Acessibilidades, que tem como objetivo ampliar a nossa capacidade de receber e atender o público PCD, e aumentar o acesso às pessoas com deficiências ao Espaço Cultural Cita, tanto como público, como também dentro da programação cultural.
--
Nos guiarão por esse encontro a Andressa Samanta e Nayara Silva.
A Andressa é Fundadora do Coletivo Autistas Unesp. É CODA (filha ouvinte de pais surdos) e autista, tem a libras como primeira língua e atua voluntariamente como intérprete comunitária há 20 anos para familiares e amigos. Cursou Aspectos Linguísticos da Libras no Instituto Santa Terezinha e o Curso de Capacitação para TILSP na FENEIS - SP. Atualmente é intérprete no CCS – Centro de Cultura Social, integra do Coletivo Filomena em que participa como oficineira, palestrante e intérprete de libras. Técnica em Regência Coral (2016) pela ETEC de Artes, atualmente é graduanda no curso de Licenciatura em Música pela Unesp. Na universidade integrou, como bolsista, o PIBID atuando em três escolas da rede pública de ensino nas aulas de artes, foi bolsista do PET Música Unesp - Programa de Ensino Tutorial, é bolsista FAPESP de Iniciação Científica com a temática de ensino da música com Surdos em uma perspectiva anti-ouvintista. Também na universidade, realiza ações educativas acessíveis através do projeto de extensão Música para Todos Unesp.
Já a Nayara é Arte-educadora, poeta surda e consultora de tradução de Libras. Participa do Slam do Corpo e de outros saraus e batalhas de poesia como slammer, poeta e também MC! Mãe, negra, surda, performer, co-fundadora do grupo RamariaS e contadora de histórias no gRUPO êBA.
--
Esse evento é fechado para colaboradores, voluntários, coletivos residents do espaço CITA, e para 5 inscritos através da nossa reserva aqui do evento.