Cia. Diversidança

A Cia Diversidança visa contribuir para o acesso, fomento, difusão e formação artística, possibilitando a prática de democratização e descentralização da produção de dança, dialogando com o circuito cultural da cidade de São Paulo, favorecendo para o fortalecimento de apreciadores para a linguagem. Criada em 2006, pelo dançarino e coreógrafo Rodrigo Cândido, sediada na Zona Sul da cidade de São Paulo, território que influência diretamente as ações e o seu processo de pesquisa artística, caracterizando-se por intenso trabalho autoral na busca de uma criação e investigação colaborativa, características às criações coreográficas na contemporaneidade.
Sua pesquisa e investigações partem de um desejo de buscar na memória: na vivência, na história e na reflexão, inspiração por meio da lembrança, do conto, do mito, da reportagem, do território, dispositivos criativos: narrativa, descritiva, racional e pontual. Esses elementos sempre são utilizados para compor a dramaturgia cênica, no entanto os interpretes não contam, descrevem, pontuam relatos ou histórias, o que nos interessa e o que buscamos para essa dramaturgia é a recordação da sensação, a potência emocional vivenciada, o estado psicológico adquirido ao presenciar determinadas questões e como a vida interfere no modo de ver, ser e estar no mundo. A ideia não é narrar os fatos e sim transmitir as emoções vivenciadas nos fatos. A experiência de vida norteia a pesquisa de linguagem estética da Cia Diversidança, entendida como um canal que pretende reverberar em nossa Dança as indignações singulares e coletivas, numa abordagem poética, emocional, simbólica e política, que apontem para as intersecções entre a arte e a vida. De forma a provocar no espectador uma reverberação imediata, fazendo-o repensar as suas próprias estruturas, bem como assim na interação e na ressonância de suas ações no meio em que vive.
A Cia Diversidança desenvolve ações por meio do projeto Circuito de Difusão Coreográfica, que visa fomentar, diversificar e difundir a produção de dança na zona sul da cidade de São Paulo, entre eles está a Mostra de Repertório Coreográfico e o Dança nas Bordas, além das ações que permeiam o fluxo das plataformas e mídias digitais, com o DIVERLive e o Micro Danças.
Mostra de Repertório Coreográfico
É um espaço em que a Cia Diversidança apresenta o seu repertório de pesquisa, reunindo e agrupando suas obras e inquietações artísticas. A I Mostra de Repertório Coreográfico foi realizada no dia 25 de Julho de 2010, realizando edições consecutivas, contando com a participação de convidados.
Dança nas Bordas
É uma mostra de dança que aglomera artistas, núcleos e cias de diferentes modos de criações, estéticas e linguagens. A 1ª Edição foi realizada em 2017. É um encontro de processos, exibições, apresentações e diálogos a cerca das pesquisas e inquietações de artistas que produzem, fomentam e difundem dança na zona sul e convidados, de forma plural e diversificada, sobretudo nas bordas de São Paulo. A programação conta com atividades formativas, desde roda e conversa, exibição de vídeo dança e a realização de oficinas, abrangendo a diversidade das linguagens em dança, além da apresentação de espetáculos de diferentes núcleos artísticos.
Em 2022, com a realização da 5ª Edição, publicam a revista “Dança nas Bordas – Trajetórias / 5 Anos”, que rememora a trajetória da Cia e sobre o desenvolvendo, ao realizar um festival que tem como curadoria, a produção de dança que atua e desenvolve suas produções nas periferias em suas mais diversas e plurais estéticas e modos de criação. Aglomera artistas de diversas linguagens da dança, visando o fortalecimento da arte de dançar na zona sul de São Paulo. Essa publicação foi organizada por Rodrigo Cândido, diretor geral e artístico, além de intérprete-pesquisador da Cia, conta com a participação de Bárbara Santos, Gal Martins, Paloma Xavier, Raphael Poesia, Renan Marangoni e Simone Gonçalves, artistas importantes para a realização do Dança nas Bordas.
DiverLIVE,
Surgiu em 2020, em meio a pandemia, com a intenção de refletir o fazer artístico em tempo de pandemia, a Cia Diversidança, realiza uma série de lives, para discutir com os intérpretes questões sobre dança, periferia e isolamento social. O DiverLIVE é uma sessão de lives, específicas para o Instagram, onde um intérprete conversa com o outro, numa troca entre saberes, dança, territórios, arte e cultura.
Micro Danças
Surgiu em 2020, em meio a pandemia, com o tema “impulsos retidos em repartição”, uma mostra de vídeo solos, que serão realizados pelos intérpretes-criadores da Cia Diversidança, em consonância com a experiência advinda pelo isolamento social ocasionado pela pandemia. Foram realizadas três edições do Micro Danças. Sensações, situações e estados foram pontos de partida para a criação de micro danças que refletem parte da vivência em enclausuramento. Uma vez que a Cia Diversidança, atua com uma dramaturgia orientada pela memória, a proposta é partilhar essas vivências por meio de vídeodanças, a fim de repartir a sensação instaurada e todas as esferas provocadas por uma sociedade em reclusão.
Recebeu o Prêmio Denilto Gomes, promovido pela Cooperativa Paulista de Dança:
* "Revelação de Ação Continuada em Dança" - 5ª Edição/2017
* "PLASTICIDADES CÊNICAS / Cenário" – Rodrigo Cândido pela cenografia do espetáculo “Tirem os Sapatos…” - 9ª Edição/2021
* "DIFUSÃO DE DANÇA" – pela mostra/festival “Dança nas Bordas” - 9ª Edição/2021
Festivais
Dança nas Bordas
O "Dança nas Bordas”, é uma mostra de dança que aglomera artistas, núcleos e cias de diferentes modos de criações, estéticas e linguagens. É um encontro de processos, exibições, apresentações e diálogos acerca das pesquisas e inquietações de artistas que produzem, fomentam e difundem dança na zona sul e convidados, de forma plural e diversificada, sobretudo nas bordas de São Paulo. A programação conta com atividades formativas, desde roda e conversa, exibição de vídeo dança e a realização de oficinas, abrangendo a diversidade das linguagens em dança, além da apresentação de espetáculos de diferentes núcleos artísticos.
O festival é realizado anualmente pela Cia Diversidança.

"Tirem os Sapatos...", a nova temporada da Cia. Diversidança

Manifesto para outros Manifestos - Cia Diversidança (Teaser)

Tempo de Reprodução - Cia Diversidança (Teaser)

Ao Cair das Pétalas - Cia Diversidança
