Maracatu Ouro do Congo

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

O Maracatu Ouro do Congo é um grupo que pratica e vive a cultura do maracatu de baque virado, sendo o único na cidade de São Paulo que trabalha exclusivamente com a linguagem das Nações Porto Rico e Encanto do Pina, situadas no bairro do Pina, na cidade do Recife - PE.

 

"Somos filhos das Nações do Pina, nascemos delas, e seguimos essa referência de baque, de culto, de visão de mundo. Trazemos o compromisso com essa tradição, respeitando aqueles que vieram antes."

 

 

 

 

 

 

(Foto de Paula Lira  no I XAXARÁ - Congo em Festa, 2017, no Espaço Cultural CITA)

Fundado em 2010 na Zona Sul da cidade de São Paulo, o grupo Maracatu Ouro do Congo traz o compromisso com a tradição do Maracatu de Baque Virado, manifestação cultural pernambucana, tendo as Nações Porto Rico e Encanto do Pina como fundamento e referência de baque, de culto e de visão de mundo. O Maracatu Ouro do Congo se alinha à escuta, observação e responsabilidade junto ao que acontece nas Nações em Recife, enquanto fonte material e espiritual de aprendizado. As atividades do grupo envolvem desde a construção dos instrumentos, o estudo dos toques e ritmos, a dança, as roupas, símbolos, história e tudo o que abrange essa manifestação ancestral brasileira. O grupo é sediado no Espaço Cultural CITA, no bairro do Campo Limpo, onde exerce seu trabalho sócio cultural, oferecendo oficinas gratuitas e trabalhando pelo fortalecimento e acesso à cultura afro brasileira. Todos os recursos gerados pelo grupo são investidos em sua manutenção, no intercâmbio com as Nações em Pernambuco e diretamente com as Nações da Comunidade do Bode, em Recife, e no trabalho realizado em São Paulo.

O nome Ouro do Congo é também uma referência à Coroação dos Reis do Congo, oriunda da África, que passa a ser realizada em território brasileiro pelos negros escravizados, com conotação política, social, cultural e espiritual. No estado de Pernambuco, esta prática marca o surgimento do Maracatu Nação, como uma manifestação de culto e louvação aos ancestrais, associada aos terreiros de candomblé Nagô, os Xangôs de Recife.

Xaxará - Congo em Festa

Em 2017 o grupo celebrou sete anos de vida e resistência e para comemorar realizou o I XAXARÁ - Congo em Festa louvando os Pretos Velhos e nossos ancestrais.

Em  homenagem  ao  Orixá  Obaluaie, o Xaxará  - Congo  em  Festa  é  um  evento  em comemoração do  Maracatu  Ouro  do  Congo,  onde  o  grupo  homenageia  o  seu  orixá patrono: Obaluaiê. Para  além  de  uma  comemoração,  o Xaxará vem  com  o  objetivo  de  afirmar a  importância  das  tradições  culturais  afro-brasileiras,  juntando  diversas  manifestações artísticas  e  culturais  da  periferia.

 

Foram realizadas 3 Edições consecutivas, sendo a última em Agosto de 2019, o III Xaxará Congo em Festa - Força de Oyá!

paula-lira.png
foto 1 Guilherme Martins_MOC.jpeg

(Foto de Guilherme Martins no III XAXARÁ - Congo em Festa, 2019, no Espaço Cultural CITA)

FOTO JULIA FREZZA_MARACATU OURO DO CONGO.jpg

(Foto de Julia Frezza no III XAXARÁ - Congo em Festa, 2019, no Espaço Cultural CITA)

Apresentações, Oficinas e Vivências

 

Nesses 11 anos de atuação mantemos nossa oficina aberta gratuita todos os sábados, na qual repassamos os conhecimentos aprendido com as Nações de Recife.

 

Além disso realizamos apresentações e cortejos de maracatu, oficinas de percussão, dança e construção de instrumentos em parceria com diversas instituições públicas e privadas, como a Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo e a Rede Sesc, com uma grande aproximação da Unidade Sesc Campo Limpo.

 

"Entendemos que a base do trabalho com as manifestações tradicionais é o respeito, por isso a prática deste coletivo prioriza o entendimento do que acontece nas Nações, enquanto fonte material e espiritual. A partir desta visão, nos parece mais adequado executar e se aprofundar em uma linguagem única, que tem peculiaridades e características muito específicas, sobretudo, das Nações à qual fazemos parte."

 

Quer conhecer mais e fazer parte da família Ouro do Congo? Nos siga nas redes sociais! Por lá divulgamos toda nossa agenda de apresentações e oficinas!

 

Contatos

Coordenação: Jota Vianna (11) 98785 7799

Teaser • III Xaxará • Congo em Festa | na Força de Oyá •

Teaser • III Xaxará • Congo em Festa | na Força de Oyá •

Reproduzir vídeo