Maracatu Ouro do Congo
O Maracatu Ouro do Congo é um grupo que pratica e vive a cultura do maracatu de baque virado, sendo o único na cidade de São Paulo que trabalha exclusivamente com a linguagem das Nações Porto Rico e Encanto do Pina, situadas no bairro do Pina, na cidade do Recife - PE.
"Somos filhos das Nações do Pina, nascemos delas, e seguimos essa referência de baque, de culto, de visão de mundo. Trazemos o compromisso com essa tradição, respeitando aqueles que vieram antes."
(Foto de Paula Lira no I XAXARÁ - Congo em Festa, 2017, no Espaço Cultural CITA)
Fundado em 2010 na Zona Sul da cidade de São Paulo, o grupo Maracatu Ouro do Congo traz o compromisso com a tradição do Maracatu de Baque Virado, manifestação cultural pernambucana, tendo as Nações Porto Rico e Encanto do Pina como fundamento e referência de baque, de culto e de visão de mundo. O Maracatu Ouro do Congo se alinha à escuta, observação e responsabilidade junto ao que acontece nas Nações em Recife, enquanto fonte material e espiritual de aprendizado. As atividades do grupo envolvem desde a construção dos instrumentos, o estudo dos toques e ritmos, a dança, as roupas, símbolos, história e tudo o que abrange essa manifestação ancestral brasileira. O grupo é sediado no Espaço Cultural CITA, no bairro do Campo Limpo, onde exerce seu trabalho sócio cultural, oferecendo oficinas gratuitas e trabalhando pelo fortalecimento e acesso à cultura afro brasileira. Todos os recursos gerados pelo grupo são investidos em sua manutenção, no intercâmbio com as Nações em Pernambuco e diretamente com as Nações da Comunidade do Bode, em Recife, e no trabalho realizado em São Paulo.
O nome Ouro do Congo é também uma referência à Coroação dos Reis do Congo, oriunda da África, que passa a ser realizada em território brasileiro pelos negros escravizados, com conotação política, social, cultural e espiritual. No estado de Pernambuco, esta prática marca o surgimento do Maracatu Nação, como uma manifestação de culto e louvação aos ancestrais, associada aos terreiros de candomblé Nagô, os Xangôs de Recife.
Xaxará - Congo em Festa
Em 2017 o grupo celebrou sete anos de vida e resistência e para comemorar realizou o I XAXARÁ - Congo em Festa louvando os Pretos Velhos e nossos ancestrais.
Em homenagem ao Orixá Obaluaie, o Xaxará - Congo em Festa é um evento em comemoração do Maracatu Ouro do Congo, onde o grupo homenageia o seu orixá patrono: Obaluaiê. Para além de uma comemoração, o Xaxará vem com o objetivo de afirmar a importância das tradições culturais afro-brasileiras, juntando diversas manifestações artísticas e culturais da periferia.
Foram realizadas 3 Edições consecutivas, sendo a última em Agosto de 2019, o III Xaxará Congo em Festa - Força de Oyá!


(Foto de Guilherme Martins no III XAXARÁ - Congo em Festa, 2019, no Espaço Cultural CITA)

(Foto de Julia Frezza no III XAXARÁ - Congo em Festa, 2019, no Espaço Cultural CITA)
Apresentações, Oficinas e Vivências
Nesses 11 anos de atuação mantemos nossa oficina aberta gratuita todos os sábados, na qual repassamos os conhecimentos aprendido com as Nações de Recife.
Além disso realizamos apresentações e cortejos de maracatu, oficinas de percussão, dança e construção de instrumentos em parceria com diversas instituições públicas e privadas, como a Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo e a Rede Sesc, com uma grande aproximação da Unidade Sesc Campo Limpo.
"Entendemos que a base do trabalho com as manifestações tradicionais é o respeito, por isso a prática deste coletivo prioriza o entendimento do que acontece nas Nações, enquanto fonte material e espiritual. A partir desta visão, nos parece mais adequado executar e se aprofundar em uma linguagem única, que tem peculiaridades e características muito específicas, sobretudo, das Nações à qual fazemos parte."
Quer conhecer mais e fazer parte da família Ouro do Congo? Nos siga nas redes sociais! Por lá divulgamos toda nossa agenda de apresentações e oficinas!
Contatos
Coordenação: Jota Vianna (11) 98785 7799
