Oficinas
Como
Participar?
Ao longo do ano, o Espaço CITA abre vagas para diversas vivências, oficinas e cursos de pequena, média e longa duração. As atividades, que são em geral gratuitas, buscam resgatar, incentivar e qualificar o fazer artístico que todas, todos e todes nós temos potencial de manifestar. Abaixo existe uma lista de oportunidades que estão abertas para esse ano. Se alguma delas interessar a você, preencha nosso formulário de inscrição:

Capoeira
Capoeira Angola Irmãos Guerreiros
Sábado das 10h às 12h
Público: Pessoas interessadas de qualquer idade. Crianças são bem vindas acompanhadas pelos responsáveis.
O Mestre Chico Porreta, um dos mais antigos integrantes da “Capoeira Angola Irmãos Guerreiros” é quem orienta esta vivência, compartilhando a história, os toques dos instrumentos e a ginga.

Maracatu
Com Maracatu Ouro Do Congo - 15 vagas
Sábados
Público: Pessoas acima de 14 anos
Fundado em 2010, o maracatu Ouro do Congo é um grupo que estuda e pratica o maracatu de baque virado, também chamado de maracatu nação, com foco no instrumento alfaia, nas linguagens das nações do Maracatu Encanto do Pina e Porto Rico, localizadas no Recife-PE.
Neste ciclo serão oferecidas à mulheres e homens oficinas de introdução à linguagem do baque a partir da das alfaias, se possível expandindo para os demais instrumentos que compõem o baque, a dança do maracatu, além da prática do canto do maracatu de baque virado.

Maracatu
Baque Mulher SP
Com Baque Mulher SP
Quintas
Público: Mulheres a partir de 14 anos
Baque Mulher é o primeiro grupo de maracatu de baque virado composto apenas por mulheres. Fundado e regido pela Yakekerê Joana Cavalcante. Surgiu em março de 2016, com o objetivo de fortalecer e disseminar o trabalho do Baque Mulher de Recife. Para isso, o grupo promove encontros, trocas e aprendizados sobre a cultura do maracatu de baque virado, criando um ambiente no qual as mulheres possam ter acesso aos tambores que historicamente nos foi tirado! Nesta oficina, os instrumentos ensinados são: Alfaia, Agbê, Gonguê e Caixa. Além de reflexões sobre o uso do canto como recurso expressivo para o aprendizado.

Permacultura
Público: Pessoas de todas as idades!
O NUPECI, Núcleo de Permacultura do Cita, tem como principal objetivo trazer um olhar permacultural para o espaço juntamente com toda a região na qual estamos inseridos. Cuidando das questões ambientais melhoraremos as relações entre as pessoas agora e no futuro. Realizamos encontros semanais para que possamos discutir sobre quais ações podem impactar positivamente a maneira que vivemos. Nessas ações estão incluídas medidas como dar destino aos nosso resíduos orgânicos gerados no espaço com a construção de composteiras, utilizar materiais recicláveis e biodegradáveis nessas e outras construções, criar pontes com os Órgãos de educação e cultura da região, promovendo ações conjuntas para criar um cotidiano mais saudável em nossa periferia. A ideia é despertar o cuidado que devemos ter com a terra através da compostagem de alimentos, práticas de plantio, bio construção e tudo mais que venha somar nesse processo de gerar autonomia sustentável em nosso território.