Oficinas

Como 

Participar?

Ao longo do ano, o Espaço CITA abre vagas para diversas vivências, oficinas e cursos de pequena, média e longa duração. As atividades, que são em geral gratuitas, buscam resgatar, incentivar e qualificar o fazer artístico que todas, todos e todes nós temos potencial de manifestar. Abaixo existe uma lista de oportunidades que estão abertas para esse ano. Se alguma delas interessar a você, preencha nosso formulário de inscrição:

capoeira5.JPG

Capoeira

15 Vagas – com o Mestre Chico Porreta da Capoeira Angola Irmãos Guerreiros 

Quartas das 17:00 às 19:00

Sábados das 09:00 às 11:00

 

Público: Pessoas interessadas de qualquer idade. Crianças são bem vindas acompanhadas pelos responsáveis.

 

O Mestre Chico Porreta, um dos mais antigos integrantes da “Capoeira Angola Irmãos Guerreiros” é quem orienta esta vivência, compartilhando a história, os toques dos instrumentos e a ginga.

Pandeiro(1).JPG

Pandeiro

Com Alexandre Matos - 10 Vagas

Segunda Das 20h as 21h (Quinzenalmente)

 

Público: Pessoas iniciantes ou que já tocam o instrumento

 

O intuito é conhecer as diversas possibilidades do pandeiro, seu manuseio e sua técnica através dos ritmos populares brasileiro como: samba, coco, ijexá, ciranda, entre outros.

Tambor.JPG

Tambor 
de mão

Com Alexandre Matos - 10 Vagas

Segunda Das 20h as 21h (Quinzenalmente)

 

Público: Pessoas iniciantes ou que que já tocam o instrumento

 

O intuito é conhecer os Tambores de mão, seus golpes e aprimoramentos através dos ritmos populares como: Ijexá, samba de roda, congo de ouro, barra vento e outros.

Foto_Khelly_Soares_-_Apresentação_do_Sho

Maracatu

Com Maracatu Ouro Do Congo - 15 vagas

Sábados das 13:30 as 15h

 

Público: Pessoas acima de 14 anos 

 

Fundado em 2010, o maracatu Ouro do Congo é um grupo que estuda e pratica o maracatu de baque virado, também chamado de maracatu nação, com foco no instrumento alfaia, nas linguagens das nações do Maracatu Encanto do Pina e Porto Rico, localizadas no Recife-PE.

Neste ciclo serão oferecidas à mulheres e homens oficinas de introdução à linguagem do baque a partir da das alfaias, se possível expandindo para os demais instrumentos que compõem o baque, a dança do maracatu, além da prática do canto do maracatu de baque virado.

DSC_4666.jpg

Maracatu
Baque Mulher SP

Com Baque Mulher SP - 15 Vagas

Quintas - 19h as 20:30

 

Público: Mulheres a partir de 14 anos

 

Baque Mulher é o primeiro grupo de maracatu de baque virado composto apenas por mulheres. Fundado e regido pela Yakekerê Joana Cavalcante. Surgiu em março de 2016, com o objetivo de fortalecer e disseminar o trabalho do Baque Mulher de Recife. Para isso, o grupo promove encontros, trocas e aprendizados sobre a cultura do maracatu de baque virado, criando um ambiente no qual as mulheres possam ter acesso aos tambores que historicamente nos foi tirado! Nesta oficina, os instrumentos ensinados são: Alfaia, Agbê, Gonguê e Caixa. Além de reflexões sobre o uso do canto como recurso expressivo para o aprendizado.

Reciclagem de resíduos verdes

Permacultura

Sábado das 09h às 12h

 

Público: Pessoas de todas as idades!

O NUPECI, Núcleo de Permacultura do Cita, tem como principal objetivo trazer um olhar permacultural para o espaço juntamente com toda a região na qual estamos inseridos. Cuidando das questões ambientais melhoraremos as relações entre as pessoas agora e no futuro. Realizamos encontros semanais para que possamos discutir sobre quais ações podem impactar positivamente a maneira que vivemos. Nessas ações estão incluídas medidas como dar destino aos nosso resíduos orgânicos gerados no espaço com a construção de composteiras, utilizar materiais recicláveis e biodegradáveis nessas e outras construções, criar pontes com os Órgãos de educação e cultura da região, promovendo ações conjuntas para criar um cotidiano mais saudável em nossa periferia. A ideia é despertar o cuidado que devemos ter com a terra através da compostagem de alimentos, práticas de plantio, bio construção e tudo mais que venha somar nesse processo de gerar autonomia sustentável em nosso território.

Luzes quentes

Iluminação

Iluminação - Com C9 Iluminação - 20 Vagas

Segundas Feiras - das 19h as 22h

 

Público - A partir de 18 anos

 

Partindo de exercícios práticos e teóricos, a oficina irá abordar diversos assuntos como: elétrica básica, refletores, equipamentos, segurança, óptica, luz e cor. Com 8 meses de duração, a oficina tem o intuito de oferecer uma base formativa, para que os aprendizes saiam com conhecimentos mínimos para adentrar no mundo da iluminação cênica.

Mais 

Informações:

Facebook: facebook.com/espacoculturalcita

Telefone: 11-5844-4116

E-mail: espacocita@gmail.com

Endereço: Rua Aroldo de Azevedo, 20 - Campo Limpo - de Segunda à Sexta das 13:00 às 21:00