Mais 

Informações:

Facebook: facebook.com/espacoculturalcita

Telefone: 11-5844-4116

E-mail: espacocita@gmail.com

Endereço: Rua Aroldo de Azevedo, 20 - Campo Limpo - de Segunda à Sexta das 13:00 às 21:00

Oficinas

Como 

Participar?

Ao longo do ano, o Espaço CITA abre vaga para diversas vivências, oficinas e cursos de média duração. As atividades, são em geral gratuitas, são pesquisas e práticas que buscam resgatar o fazer artístico que todas e todos nós temos potencial de manifestar. Abaixo existem uma lista de oportunidades que estão abertas no primeiro semestre de 2019. Se alguma delas interessar a você, mande um e-mail: espacocita@gmail.com

Teatro

Com William Simplício - 20 Vagas

Terças das 19h as 22h

 

Público: Pessoas acima de 16 anos, com alguma experiência em teatro.

 

William Simplício é ator, diretor, preparador e provocador do corpo cênico e arte educador. Fundador da Corpórea Companhia de Corpos. Dará sequência aos estudos teatrais da turma 2020. Partindo da pergunta: QUE CORPO TEU CORPO OCUPA? A oficina propõe uma imersão cotidiana a elementos teatrais que conduzem a corporeidade da voz construindo uma poética em movimento do corpo em ação. Teremos como objetivo estudar técnicas de improviso, jogos teatrais e discussões reflexivas partindo das nossas próprias narrativas.

Teatro

TEATRO CIA PUPPETS - 20 Vagas 

Quartas das 14h as 17h

 

Público: Pessoas acima de 12 anos com ou sem experiência.

 

Ministrado pelo  Diretor e professor Alex Brito, e pela auxiliar de aula e direção Tamires Santos, a turma de oficina da CIA Puppets tem como objetivo iniciar novos atores trabalhando a expressão corporal, técnicas vocais, expressões faciais além da parte teórica do teatro, passando ela história. Ao final do ano uma montagem dirigida pelo CIA Puppets será apresentada ao público.

Capoeira

15 Vagas – com o Mestre Chico Porreta da Capoeira Angola Irmãos Guerreiros 

Quartas das 17:00 às 19:00

Sábados das 09:00 às 11:00

 

Público: Pessoas interessadas de qualquer idade. Crianças são bem vindas acompanhadas pelos responsáveis.

 

O Mestre Chico Porreta, um dos mais antigos integrantes da “Capoeira Angola Irmãos Guerreiros” é quem orienta esta vivência, compartilhando a história, os toques dos instrumentos e a ginga.

Pandeiro

Com Alexandre Matos - 05 Vagas

Segunda Das 19h as 20h 

 

Público: Pessoas iniciantes ou que já tocam o instrumento

 

O intuito é conhecer as diversas possibilidades do pandeiro, seu manuseio e sua técnica através dos ritmos populares brasileiro como: samba, coco, ijexá, ciranda, entre outros.

Tambor 

de mão

Com Alexandre Matos - 10 Vagas

Segunda Das 20h as 21h 

 

Público: Pessoas iniciantes ou que que já tocam o instrumento

 

O intuito é conhecer os Tambores de mão, seus golpes e aprimoramentos através dos ritmos populares como: Ijexá, samba de roda, congo de ouro, barra vento e outros.

Maracatu

Com Maracatu Ouro Do Congo - 15 vagas

Sábados das 15h as 17:30

 

Público: Pessoas acima de 14 anos 

 

Fundado em 2010, o maracatu Ouro do Congo é um grupo que estuda e pratica o maracatu de baque virado, também chamado de maracatu nação nas linguagens das nações do Maracatu Encanto do Pina e Porto Rico, localizadas no Recife-PE. Neste ciclo serão oferecidas à mulheres e homens oficinas de introdução à linguagem do baque a partir da das alfaias, se possível expandindo para os demais instrumentos que compõem o baque, a dança do maracatu, além da prática do canto do maracatu de baque virado.

Maracatu

Com Maracatu Ouro do Congo - 15 vagas

Terça Feiras - 14h as 18h

 

Público: Pessoas acima de 16 anos 

 

Interessados nas vivências que envolvem desde a construção dos instrumentos, o estudo dos toques e ritmos, a dança, as roupas, símbolos, histórias e tudo que envolve essa manifestação ancestral brasileira. Esta oficina acontece todos os sábados desde 2011 e é realizada de forma voluntária pelos integrantes do Maracatu Ouro do Congo.

Maracatu

Baque Mulher

Dança

Maracatu

Com Maracatu Ouro do Congo - 15 vagas

Sábados das 15h as 16:30

 

Público: Pessoas acima de 14 anos 

 

Neste ciclo serão oferecidas à mulheres e homens oficinas de dança do maracatu de baque virado.

Maracatu

Baque Mulher

Com Baque Mulher SP - 15 Vagas

Quintas - 19h as 20:30

 

Público: Pessoas acima de 16 anos

 

Baque Mulher é o primeiro grupo de maracatu de baque virado composto apenas por mulheres. Fundado e regido pela Yakekerê Joana Cavalcante. Surgiu em março de 2016, com o objetivo de fortalecer e disseminar o trabalho do Baque Mulher de Recife. Para isso, o grupo promove encontros, trocas e aprendizados sobre a cultura do maracatu de baque virado, criando um ambiente no qual as mulheres possam ter acesso aos tambores que historicamente nos foi tirado! Nesta oficina, os instrumentos ensinados são: Alfaia, Agbê, Gonguê e Caixa. Além de reflexões sobre o uso do canto como recurso expressivo para o aprendizado.

Yoga

Com Rodolfo Rocha - 20 Vagas

Segundas - Das 09h as 11:00

 

Público: A partir de 12 anos 

 

Yoga além de uma prática, é também um conhecimento, uma filosofia, um caminho, e uma atitude. Por isso uma prática cultural mantida pela humanidade há milênios. Existem variadas linhas ou estilos de yoga. A Hatha Yoga é a yoga corporal, relacionada com a prática de posturas e exercícios de alongamento e fortalecimento do corpo, em plena consciência e meditação.

Artesanato

Com Rodolfo Rocha - 20 Vagas

Sextas - Das 14h as 17h

Público: Pessoas a partir de 14 anos. 

 

Dividido em 4 módulos, o aluno poderá escolher entre participar dos 8 meses de oficinas, aprendendo assim mais de 16 técnicas, ou escolher o módulo com as Técnicas que deseja aprender. 

 

Módulo 01

•  Artes com bambu: Confecção de incensários, cachimbos, anéis, pífanos, etc.

•  Artes em garrafas, decorações com linhas ou tecidos.

Módulo 02

• Tricô: Toucas, cachecóis, tapetes ou tapetinhos, roupas...

• Arte no tear.

Módulo 03

• Confecção de pulseiras, braceletes e tornozeleiras: tranças, pontos, chileno, peruano, macramé.

• Adaptação de tecidos, roupas, em bags, bolsas, etc.

• Confecção de brincos e colares, gargantilhas.

Módulo 04

• Confecção de cestos com jornais.

• Artes decorativas: Filtros dos sonhos, mandalas, olho de Deus, mensageiros dos ventos.

Permacultura

Com Núcleo de Permacultura do CITA / Megê Design Sustentável - Ilimitado

Terças - das 14h as 18h

 

Público: Pessoas de todas as idades!

O NUPECI, Núcleo de Permacultura do Cita, tem como principal objetivo trazer um olhar permacultural para o espaço juntamente com toda a região na qual estamos inseridos. Cuidando das questões ambientais melhoraremos as relações entre as pessoas agora e no futuro. Realizamos encontros semanais para que possamos discutir sobre quais ações podem impactar positivamente a maneira que vivemos. Nessas ações estão incluídas medidas como dar destino aos nosso resíduos orgânicos gerados no espaço com a construção de composteiras, utilizar materiais recicláveis e biodegradáveis nessas e outras construções, criar pontes com os Órgãos de educação e cultura da região, promovendo ações conjuntas para criar um cotidiano mais saudável em nossa periferia. A ideia é despertar o cuidado que devemos ter com a terra através da compostagem de alimentos, práticas de plantio, bio construção e tudo mais que venha somar nesse processo de gerar autonomia sustentável em nosso território.

Iluminação

Iluminação - Com C9 Iluminação - 20 Vagas

Segundas Feiras - das 19h as 22h

 

Público - A partir de 18 anos

 

Partindo de exercícios práticos e teóricos, a oficina irá abordar diversos assuntos como: elétrica básica, refletores, equipamentos, segurança, óptica, luz e cor. Com 8 meses de duração, a oficina tem o intuito de oferecer uma base formativa, para que os aprendizes saiam com conhecimentos mínimos para adentrar no mundo da iluminação cênica.

   © 2019 Espaço CITA

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Youtube Icon
  • Black Instagram Icon

Espaço Cultural CITA - Rua Aroldo de Azevedo, 20

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Youtube Icon
  • Black Instagram Icon