top of page

3ª Revirada Cultural da Resistência #FicaCITA

A “3ª REVIRADA CULTURAL DA RESISTÊNCIA #ficaCITAé uma mobilização autônoma, independente e emergencial. Um ato artístico idealizado de forma coletiva a partir da iniciativa-desejo de artistas e grupos de música, teatro, dança, literatura e tantas outras linguagens, residentes e parceiros do Espaço Cultural CITA.


A proposta é realizar uma intervenção online contínua na página do Facebook do CITA e parceiros, a fim de chamar a atenção do público em geral, e especialmente das autoridades da cidade de São Paulo para a importância deste e de outros tantos espaços autônomos que se propõem a criar, difundir e fazer fruir ações de arte e cultura que são de extrema importância para as comunidades em que estão inseridos.

Sabemos que a humanidade está passando por um período um tanto delicado e que a crise causada pela pandemia da Covid-19 fez com que muitas dificuldades já existentes tenham aumentado. Nas periferias, onde a ausência de políticas públicas já era enorme, a situação piorou muito, e os espaços comunitários tiveram um papel fundamental nesse período, sendo base de coleta e distribuição de alimentos, realizando rifas e financiamentos diversos a fim de minimizar os impactos negativos causados pela pandemia. As ocupações culturais por sua vez fazem ainda um importante papel de dar vida a locais que muitas vezes estiveram abandonados por algum tempo pelo poder público, revitalizando-os tanto física quanto imageticamemte, realizando serviços e ações gratuitas para a comunidade.


O Espaço Cultural CITA é uma das ocupações culturais mais importantes da cidade de São Paulo, funcionando de forma voluntária desde o ano de 2011

Transformou-se em instituição sem fins lucrativos e já é reconhecido como Ponto de

Cultura Municipal e Estadual e possui diversos tipos de prêmios e reconhecimentos a partir da ação do coletivos residentes, e, em plena pandemia está sofrendo mais uma ação de despejo por parte da Secretaria Municipal de Saúde.


A Revirada Cultural da Resistência nasceu no ano de 2011, quando o espaço CITA foi ocupado pela Trupe Artemanha de investigação teatral. Esta ação nasceu justamente como um ato artístico para abrir as portas do espaço, e teve sua segunda edição no ano de 2012 quando a ocupação completou 01 ano.


Realizamos agora a 3ª edição, pois é com nossa arte que lutamos contra as mazelas do capitalismo, contra a especulação imobiliária, e contra tantas outras opressões a nós impostas, e é com ela que seguiremos a lutar e atuar, em rede! Somos muitos e nossas vozes precisam ser ouvidas!



Como e quando vai acontecer:

* 31 de Outubro de 2020

* Online, na página do Facebook @espacoculturalcita

* Horário: à partir das 13:00

* Apresentadores e Mediadores: @ThataAlvesPoetisa, @OxeTon, @doJunin


Acesse nosso evento para saber mais informações e artistas confirmados.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page