top of page

#FicaCITA - Apoie-nos

Mais uma vez o Espaço Cultural CITA sofre ameaças e você e seu grupo pode nos ajudar.






O Espaço Cultural CITA, localizado ao lado da Praça do Campo Limpo, contribui há quase 10 anos com atividades, oficinas, eventos e festivais gratuitos na região, fortalecendo a presença, permanência e disseminação da cultura na periferia de São Paulo. O CITA, espaço de cultura e ação comunitária, é gerido por coletivos desde o seu surgimento em 2011, possibilitando a consolidação de um espaço que tem como prioridade o acesso da comunidade à cultura de forma gratuita e profunda, com verdade.


Recebemos no início desta semana (06/10/2020), a Chefe da Fiscalização da Subprefeitura Campo Limpo, acompanhada pela Polícia Militar, nos comunicando ter recebido uma denúncia de invasão do Espaço por pessoas em situação de rua - o que não é verdadeiro, já que o CITA, mesmo fechado para o público devido à pandemia da COVID-19, recebe diariamente pessoas dos coletivos residente para manutenção do espaço e realização dos projetos em curso, que estão sendo adaptados à necessidade de isolamento social do momento. Após elucidado a falsa denúncia, a Chefe da Fiscalização pediu, em uma segunda visita no dia seguinte, para que mostrássemos a documentação que comprovasse autorização para a nossa presença no local, também informando que foi realizado um laudo dizendo que o espaço está operando em situação de risco. Deixamos aqui evidente que o Espaço Cultural CITA não solicitou ou recebeu oficialmente a visita de um Engenheiro Civil ou Bombeiro Militar enviado pela Subprefeitura do Campo Limpo, e também não teve acesso ao Laudo do Engenheiro ou AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) citado pela Chefe da Fiscalização. Há anos o Espaço Cultural CITA recebe avisos da Secretaria da Saúde que tenta impedir a nossa permanência e continuidade das ações culturais junto à comunidade, interrompendo nosso processo de Cessão de Uso do Espaço, protocolado em 2011 (e misteriosamente desaparecido), para construírem um edifício anexo ao CAPS Infantojuvenil II Campo Limpo, localizado atualmente ao lado do CITA.


Entendemos que a denúncia recebida pela Fiscal e pela Polícia Militar está diretamente ligada às ameaças constantes da Secretaria da Saúde já que durante a visita nos solicitaram marcar uma reunião com urgência com o Chefe de Gabinete da Subprefeitura Campo Limpo para que assim pudéssemos compreender as ações e interesses da Secretaria da Saúde quanto à edificação do CITA. Além de solicitar tal reunião, a Chefe da Fiscalização também nos informou que receberíamos, em até 10 dias, uma ordem de despejo. Nesse momento, o Espaço Cultural CITA e os coletivos residentes, estão se articulando junto a Deputadxs, Vereadorxs e dialogando com o Secretário Municipal de Cultura Hugo Possolo, para agirmos com urgência quanto às ameaças à cultura na periferia da Zona Sul de São Paulo, remetidas diretamente ao CITA. Comunicamos que a Secretaria Municipal de Cultura já se prontificou em entrar em contato com a Secretaria da Saúde para nos reunirmos com o Secretário Municipal de Saúde e entendermos a situação.

Tendo exposto o ocorrido, nos cabe reafirmar a seriedade e importância do trabalho desenvolvido pelo Espaço Cultural CITA na região do Campo Limpo, garantindo a permanência e continuidade dos trabalhos promovidos pelos espaços de cultura e resistência da periferia. Pedimos para quem conseguir e quiser fortalecer o Espaço Cultural CITA: - Assinar o abaixo assinado #FicaCITA: http://chng.it/fphLb285T4 ; - Enviar ou publicar um vídeo e/ou carta de apoio e reconhecimento do CITA como importante espaço cultural da Cidade de São Paulo; - Acionar contatos de jornalistas e mídia independente para que possamos publicar matérias sobre o CITA Qualquer ideia ou ação nesse momento para o fortalecimento da luta é válida. A situação nunca esteve tão apertada para nós. Seguiremos lutando daqui. #FicaCITA



70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page