Via Vento
A VIA VENTO Cia. surge da união de três artistas que encontraram nas ruas a poética de suas produções e atuações, unindo música, artes cênicas e artes visuais. Os artistas ocupam o Espaço Cultural Cita para estudar, se apresentar, desenvolver oficinas e ensaios com outros grupos desde a sua fundação e dentro deste contexto surge a VIA VENTO em 2017.
O trabalho com arte educação é outro ponto em comum e se torna uma das frentes de atuação escolhidas pela companhia. Realiza ações educativas unindo as linguagens artísticas em vivências e oficinas as quais impulsionaram a criação da intervenção brincante “Jog’andança” em abril de 2018, e circulou por praças, escolas, bibliotecas e espaços culturais.
Entre 2018 e 2019 a companhia se debruçou sobre o projeto “Ventô Histórias Pariu Poesias” contemplado pelo Programa Vai 2018, que possibilitou: formações abertas ao público com artistas como Cida Almeida, Cleydson Catarina e Míriam Selma; a realização de vivências em artes narrativas ministradas pelos integrantes da companhia; e a apresentação do experimento cênico “Asas de Manacá” em equipamentos culturais no município de São Paulo.
JOG’ANDANÇA
Três desbravadores que viajam em busca de um “ser secreto” chegam a um grupo de crianças e as convida para juntos viverem desafios que os levarão às pistas. O enredo brincado em JOG’ANDANÇA apresenta um roteiro costurado por jogos teatrais, musicais, visuais e dançantes inspirados nas brincadeiras próprias da infância, onde os participantes serão envolvidos como personagens que através de jogos de improvisação ajudam a construir a história.
Ao vivenciar esta aventura as crianças serão estimuladas a despertar as percepções corporal, sonora, estética visual e criativa.
TEMPO DE DURAÇÃO: 1h30min.
PARTICIPANTES: Mínimo 10, máximo 30.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
LIVRE, porém crianças menores de 6 anos preferencialmente acompanhados por um adulto responsável.




VENTÔ HISTÓRIAS PARIU POESIAS
O projeto VENTÔ HISTÓRIAS PARIU POESIAS da VIA VENTO Cia. pretende se aprofundar nas tradições de ouvir e contar histórias, trazendo através da fusão entre teatro narrativo, teatro de máscaras e de bonecos, da música, dança e artes visuais diferentes abordagens de uma mesma história.
ASAS DE MANACÁ
Uma pequena flor de Manacá é convocada pelo vento para uma viagem que transformará sua história e também sua identidade. É no contato com o mundo e com os encontros, que ela conhecerá sua essência e devolverá em forma de poesia. Em tempos de extremo contato com a realidade crua e muitas vezes dolorosa, Asas de Manacá vem na intenção de respiro, de ventilar os corações e despertar a imaginação para um universo mítico e fantástico. Um conto de fadas onde os protagonistas são o encontro e a troca.