top of page

Prestando Contas - Campanha #FicaCITA

Salve salve Citianas, Citianos e Citianes!


O Espaço Cultural CITA vem atualizar a todes sobre a campanha #FicaCITA e como está nossa situação atual.


Para quem não acompanhou a nossa luta pela permanência em nosso território, pode acessar o post #Ficacita - Apoie-nos.



Após 1 mês de muita correria, articulações, preocupação e aflição, um mês de muitas reuniões com diversos parceiros, articuladores, políticos e de MUITA pressão por meio de um abaixo assinado com mais de 7 mil assinaturas, dezenas de cartas, vídeos de apoio e uma LIVE com mais de 10h de duração (que vocês podem assistir aqui) com artistas e parceiros pressionando AO VIVO a Prefeitura e Secretarias da Cultura e Saúde da cidade, conseguimos enfim uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Cultura.





Cartaz da Revirada Cultural Da Resistência #FicaCITA


A reunião teve como foco nos apresentar um "plano B", caso fossemos realmente despejados, em resposta expusemos diversas incoerências no pedido de interdição do local e consequentemente no laudo falacioso feito pela regional sul de saúde. Deixamos exposto ali que, não teríamos intensão nenhuma de uma contraproposta e que não iríamos sair do terreno. Demos também a opção de um "plano B" para SMS, mostramos um terreno que fica na mesma quadra a menos de 300 metros do CITA, um espaço maior do que o nosso, um terreno LIVRE e que pertence a SMS para a construção do equipamento que quiserem.


Através da chefe de gabinete da Secretaria de Cultura, conseguimos marcar uma visita conjunta com Regional Sul de Saúde para "batermos" o laudo feito (em um dia e hora que ninguém viu) pela Regional Sul, frente ao laudo feito no mesmo dia da visita pelo engenheiro da SMC. O mesmo confirmou que o espaço precisa sim de reparos, porém não está a aponto de cair e por em risco a vida das pessoas que ali estão, conforme alegava o engenheiro da Regional Sul da Saúde.



No dia seguinte, recebemos a confirmação via Chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura que após diálogo com a Subprefeitura do Campo Limpo e Secretaria de Saúde, o CITA iria continuar ali e que o auto de interdição seria suspenso nos próximos dias! Também ficou registrado que, inicia agora o processo de transferência do terreno que hoje esta na pasta da Secretaria da Saúde para a Secretaria da Cultura; e após esta transferência daríamos início a gestão compartilhada do espaço, gestão esta que ainda será elaborada, ressaltando que, o Espaço CITA terá total autonomia na continuidade de suas ações. A princípio, como já ocorre em outros espaços e ocupações da cidade a SMC entra com pequenos reparos e disponibiliza serviços terceirizados entre outros para o espaço.


Nós membros e coletivos residentes do Espaço Cultural CITA agradecemos profundamente a cada pessoa que fez parte dessa história e dessa luta, que compartilhou e assinou nossa petição, o CITA resiste, nossa cultura resiste, nosso Baobá resiste, a periferia resiste!



Não podemos deixar de agradecer também algumas pessoas que nos ajudaram neste processo.

  • Ana Cristina Morais (Arquiteta)

  • Bloco de Ocupações

  • Co-Deputado Estadual Fernando Ferrari

  • Cooperativa Paulista de Teatro (Rudifran Pompeo)

  • Grupos artísticos, artístas independentes, Mestras e Mestres, produtores e articuladores culturais que enviaram suas cartas e vídeos de apoio

  • IMPRENSA: Nós Mulheres da Periferia, Periferia em Movimento, Jornalistas Livres, Folha de São Paulo (Mônica Bergamo), Desenrola e Não Me Enrola, Alma Preta, UOL, Podcast Manda Notícias, Ponte Jornalismo e Periferia em Movimento.

  • Luis Felipe Xavier (Arquiteto)

  • Oiram Carmo (Engenheiro)

  • Pepe Sanmiguel (Engenheiro)

  • SATED/SP - Sindicato dos Artistas de São Paulo - Dorberto Carvalho e Bruno Spinola

  • Tony Marlon (Jornalista)

  • Vereador Donato e Equipe

  • Vereador Celso Giannazi e Equipe




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page